Nesta quarta-feira, Palmeiras e Fiorentina se enfrentam em partida válida pela Copa Euroamericana. Participei da coletiva de imprensa realizada hoje, em São Paulo, na qual falaram Ricardo Gareca e Marcelo Oliveira, do lado do Palmeiras, e o treinador Montella e o goleiro Neto, da Fiorentina. Apresento aqui, resumidamente, as informações divulgadas sobre o evento e as declarações dadas por Gareca a respeito da escalação do time.
Apesar de acontecer em péssimo momento na temporada, a partida não deixa de ser interessante, principalmente porque, como declarou Paulo Nobre, marcará a abertura das comemorações do centenário do Verdão. Em press release, a organização do evento explicou o formato do torneio:
“O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa Euroamericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6x2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.”
Durante a entrevista coletiva, Gareca evitou comentar sobre a situação do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Pediu que as perguntas dirigissem-se propriamente à partida contra a Fiorentina. O técnico declarou que encarará com seriedade o confronto, que considera histórico para os dois clubes. Entretanto, Gareca disse também que não se pode perder o foco do objetivo principal, que é crescer no Brasileiro. Por isso, reconheceu que a equipe, por vir de um jogo difícil contra o Corinthians, terá de ser escalada com os jogadores menos desgastados fisicamente, para que estejam 100% para atuar na partida do final de semana, contra o Bahia.
É um alívio saber que Gareca, assim como nós, sabe que este jogo, por mais que interesse em termos de marketing e do intercâmbio futebolístico, não deve de forma alguma ganhar ares de prioridade. O momento ruim no campeonato nacional exige, além dos aclamados reforços, treinamentos para tentar melhorar com urgência a organização do time. Neste sentido, a partida é muito negativa, pois tomará ao menos um dia de treinos, em uma semana que poderia ser dedicada inteiramente à recuperação de atletas e trabalhos táticos. Felizmente isso também não passou despercebido para Gareca, que já avisou que aproveitará o evento para testar jogadores, indicando inclusive que esta será uma grande oportunidade para a torcida conhecer o futebol de Allione.
Espera-se um grande jogo, mas, ainda bem, poupando nossos titulares para o que verdadeiramente interessa, a recuperação no Campeonato Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário