segunda-feira, 29 de abril de 2013

No futebol capitalista, Palestra vira Allianz Parque, e ponto final.

Hoje WTorre e Allianz divulgaram três opções de nomes entre os quais o torcedor poderá escolher para definir como será chamada a nova casa palmeirense.

As opções são Allianz Parque, Allianz Center e Allianz 360.

A torcida tem se manifestado de diversas maneiras contra as opções oferecidas, clamando pelo nome Allianz Palestra. Ocorre que há uma questão incompreendida pelos que estão protestando: a venda do nome de um estádio serve apenas a um interesse, que é divulgar a marca da empresa que o compra. Chega a ser surpreendente a Allianz ter oferecido entre as opções um nome que remeta de alguma forma ao passado do clube (Allianz Parque/Parque Antártica). A ideia é que o nome dê todo destaque para a marca do “comprador” dos naming rights, e ponto final. Para a Allianz, colocar o termo Palestra no nome seria jogar dinheiro no lixo, pois instantaneamente a torcida ficaria com o já familiar “Palestra”, ignorando solenemente o nome do patrocinador, por mais que este possa ser repetido pela imprensa.

A Allianz não quer isso. Se for para ser encurtado, o nome terá que ser Allianz, e não Palestra. É estranho para o torcedor? É, mas o mercado funciona assim, e seria um contrassenso esperar que a Allianz aceitasse fazer diferente. Se assim o fosse, o estádio do Bayern se chamaria Allianz Bayern (Bayern, que traduzido do alemão quer dizer Bavária, região da Alemanha que identifica o clube).

Inevitavelmente, ao entrar de cabeça no capitalismo, se leva o pacote completo, com suas virtudes e defeitos. Dentro deste mercado o futebol é às vezes forçado a passar por algumas situações “constrangedoras”, como obrigar o torcedor a chamar seu outrora amado Palestra Itália, de Allianz Parque - nome que segundo enquetes paralelas está levando larga vantagem, e deverá ser o vencedor.

Dos males o menor, porque Allianz Center está mais para nome de conjunto empresarial!

O Maluco.

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