quarta-feira, 21 de maio de 2014

A contratação de Ricardo Gareca

A informação ainda não é oficial, mas está em vias de ser oficializada. Ricardo Gareca deve ser o novo técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras. O anúncio provavelmente será feito após a partida desta quinta-feira, contra o Figueirense. Como disse no post anterior, tenho a opinião de que nenhuma opção poderia ser mais interessante do que a vinda de um treinador experiente e promissor do futebol sulamericano. Enquanto o mercado de técnicos brasileiros encontra-se há alguns anos parado no tempo e inflacionado, o futebol sulamericano revela a cada Libertadores um novo estrategista merecedor de uma chance no futebol nacional.

Ao que é possível apurar até o momento, Gareca deverá assinar um contrato muito semelhante ao de Gilson Kleina, com produtividade, salários fixos entorno de 200 mil reais e duração de dois anos.

Para o futebol brasileiro, a vinda de Gareca representa um puxão de orelha nos treinadores do país, uma indicação de que estes precisam começar a se atualizar, a se colocar a par do que acontece no futebol mundial, caso não queiram perder, já em tempo, seus mais que exorbitantes salários, e até mesmo espaço no mercado nacional. Ou alguém discorda de que é irreal um treinador novo, que nunca conquistou títulos, ganhar salários superiores a 200 mil reais? Ou então, talvez até pior, que um treinador que conquistou um ou dois títulos na carreira, há mais de 5 anos, receba cerca de 700 mil reais por mês!?

Apenas para complementar o argumento, Gareca é um treinador qualificado para chegar ao comando de um clube como o Palmeiras. Vencedor de três títulos do Campeonato Argentino em 4 anos, sabidamente um bom estrategista, com a qualidade de armar times de organizado contra-ataque e com todos os jogadores, de diferentes níveis técnicos, sabendo de sua função em campo.

Por fim, nunca é demais lembrar que nem tudo são flores e que, como já enfatizei em posts anteriores, um técnico sozinho “não faz verão”. Para realizar um bom trabalho, Gareca, como qualquer treinador, precisará de tempo e de mais elenco. Desde muito antes da demissão de Kleina até os tufos de grama da Academia sabem que precisamos qualificar este elenco, ou não passaremos da metade da tabela, por mais que nossa condição atual, no início do campeonato, sugira que podemos ir mais longe. O time está totalmente esburacado, sendo que em posições como a lateral-direita não há nenhum jogador de ofício. Situação precária e inadmissível no Palmeiras. Falha grave somando-se todas as demais lacunas amplamente conhecidas, como a zaga e o ataque.

Mas além das contratações, nós, torcedores, precisamos também dar tempo para o profissional executar seu trabalho. Mesmo se recebesse amanhã um time tinindo nas mãos, o mais provável é que apenas em 2015 Gareca começasse a apresentar os resultados de seu trabalho. É o preço que se paga pelo mau planejamento da temporada. Até por este motivo é importante a vinda de um treinador com bagagem para comandar um time de alto nível de exigência como o Palmeiras. Por mais que o início venha a ser difícil, sabemos de antemão da grande capacidade deste profissional. É preciso apoiar, dar condições e então torcer até que venham os frutos do trabalho bem feito.


*atualizado às 22h30: há poucos minutos a contratação de Ricardo Gareca foi anunciada no site oficial do Palmeiras. O contrato assinado tem duração até junho de 2015. Toda sorte ao nosso novo comandante. Leia aqui a nota oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário