domingo, 25 de maio de 2014

Prancheta: Chapecoense 2 x 0 Palmeiras

Após mais um jogo feio, a derrota por 2 x 0 para Chapecoense pôs fim na sequência de vitórias que nos levou ao G4. Ainda que estivéssemos em boa posição na tabela, os resultados das partidas não vinham expressando exatamente o que a equipe apresentava em campo. Os placares apertados dos últimos prélios, contra adversários tão fracos quanto a Chapecoense, sugeriam que a fase não poderia ser muito duradoura. Vejamos o que aconteceu no jogo.

Enquanto a Chapecoense conseguiu explorar bem as decidas pelas duas laterais do campo, nosso jogo baseou-se em grande medida nas jogadas truncadas pelo meio, sem nenhuma criatividade, e no desafogo proporcionado por William Matheus pela lateral esquerda. Ponto positivo para este atleta, que vem mostrando nestas primeiras oportunidades que está tendo como titular, que Gilson Kleina errava feio ao preteri-lo, mantendo Juninho como titular absoluto.

Analisando os dados gerais da partida, vemos com alguma surpresa que apesar do baixo nível técnico, ambos os times erraram poucos passes. Tanto Palmeiras quanto Chapecoense tiveram 89% de acerto, nada mal. Apenas a título de comparação, o Cruzeiro, atual líder do campeonato, teve 88% de acerto na partida desta rodada, em que venceu o Internacional-RS por 3 x 1 fora de casa.

Por outro lado os erros nos cruzamentos chamaram atenção, com apenas 3 acertos em 22 tentativas, números que podem ser vistos como indícios de que o acionamento excessivo de William Matheus na lateral esquerda não é fruto de espaços abertos no adversário, mas de falta de opções pelo meio. O resultado é um grande número de bolas alçadas na área de qualquer jeito, sem posicionamento adequado dos atacantes para receber os cruzamentos.

Dos dois gols sofridos, o primeiro, aos 41 minutos do primeiro tempo, quando começávamos a gostar um pouquinho do jogo, demonstra a fragilidade de nosso sistema defensivo. Tiago Luís teve total liberdade para invadir a área correndo e colocar para dentro a bola cruzada rasteira. Já no segundo gol tivemos azar. Marcelo Oliveira bloqueou o chute de Fabiano de fora da área, mas o rebote sobrou para Dedé, que com o caminho livre encheu o pé, sem chances para Fabio.

Agora muitos vão dizer que Gareca terá trabalho para melhorar a equipe. Meia verdade. Quem mais vai ter que trabalhar mesmo é Nobre e Brunoro, que precisam fortalecer diversas posições desse time para ontem, se quiserem ao menos dar condições para estarmos na Libertadores no ano que vem. Os pontos que conquistamos até aqui, na garra e aos trancos e barrancos, nos colocaram no G4 e foram fundamentais para permitir, ainda que com atraso, corrigir os erros de planejamento cometidos desde o começo do ano pela diretoria. Na teoria, era para estarmos abaixo da metade da tabela, precisando nos desdobrar para salvar o ano após a pausa da Copa do Mundo. Porém, estando em 5º lugar, a duas rodadas da parada, dá para pensar em ir mais longe. Mas para isso nossos dirigentes terão que demonstrar mais ambição. A contratação de Gareca pode ser um primeiro indício desta mudança de postura.

4 comentários:

  1. Nos primeiros jogos deste ano GK utilizou como lateral, o Serginho. Não deu certo. Venho notando em outras equipes que esta ação é sempre utilizada, inclusive já vi o Luan jogando de ala no Cruzeiro, no Real Madrid o Coentrão que é meia barrou o Marcelo na lateral. Em nosso plantel qual meia ofensivo poderia fazer a função de ala????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado! Pode ser uma opção interessante, um jogador mais habilidoso que entre na área fazendo o facão, ao mesmo tempo liberando espaços para os atacantes. Como hoje temos um lateral esquerdo que pode dar bons resultados, pode ser uma boa solução utilizar um ala do lado direito, onde não temos nenhum jogador de ofício na posição. Lembro, por exemplo, que Wesley fazia muito bem essa função no Santos, inclusive tendo naquela passagem o maior destaque de sua carreira até aqui. Por que não experimentar de novo, não é mesmo?

      Excluir
  2. Estou acompanhando o Arrancada Heroica , parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir