quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Demitir Felipão para contratar quem?

O resultado contra o Vasco foi humilhante. Após sairmos na frente com um gol chorado de Luan, o que se viu foi o time ir se desintregrando ao longo da partida, tomar a virada, o terceiro gol, e terminar sem levar 4 a 1 por falta de qualidade dos atacantes vascainos.

Felipão escalou mal o time, preterindo Roman ao escalar o jovem Wellington. Depois mexeu bisonhamente, tirando Tiago Real, que mais uma vez mostrava personalidade num momento muito tenso do time, para colocar Vinícius, jogador que nunca mostrou porque veste a camisa alviverde. Depois trocou seis por meia dúzia, ao tirar Barcos, que ontem estava muito mal, para colocar Obina. 

Também o posicionamento da equipe vai se mostrando digno dos times do rebaixamento. Fica, a cada partida, mais bagunçado, as falhas individuais estão se tornando mais frequentes, e a situação só piora, quando faltam apenas 14 partidas para tentar se salvar. São 7 pontos a serem tirados para alcançar o Flamengo, primeiro time fora do Z4.

Surge então a solução final dos times mal administrados e sem planejamento. Após o catadão de contratações, sobre o qual já escrevi, especula-se na imprensa que a cúpula palmeirense já cogita demitir Scolari. É sempre este o último ato dos times do descenso, a última coisa que se pode fazer quando obviamente já se está enterrado na lama até a testa.

O problema é saber quem seria um substituto para Felipão. Scolari neste momento parece estar completamente perdido no comando da equipe, mas ainda é um técnico acima de qualquer questionamento quanto à sua competência. A menos que se saiba que os jogadores estejam fritando o comandante e "entregando", ele não seria digno de levar toda a culpa, quando recebeu, no início de 2012, um elenco limitadíssimo de sua diretoria, e tirou leite de pedra para fazer destes jogadores um time campeão.

O que parece é que foram realmente feitas das tripas coração na Copa do Brasil, foi o último gás que muitos ali conseguiram dar. Com o título, acabou a pilha. 

Desta forma, a troca de técnico só deve ser considerada salutar caso os jogadores estejam desgraçadamente boicotando Felipão, visando à sua queda, custe o que custar para a SEP. Mas mais importante que isso para se levar em conta é o fato de que não há nenhum substituto neste momento no mercado. Demitiríamos Scolari para pegar um técnico de nível abaixo da crítica, apenas na expectativa de que na base da motivação os jogadores jogariam muito mais e nos tirariam da lama? 

Sou obrigado a concluir que a demissão de Scolari seria apenas mais um atestado da incompetência e falta completa de planejamento de nossos dirigentes, e que, provavelmente, não traria nenhum benefício prático. Seria mais um técnico a entrar para sair no final do ano pela porta dos fundos, deixando uma multa rescisória e, mais uma vez, o time esfacelado.

O Maluco.


Lances da partida Vasco 3 x 1 Palmeiras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário