quinta-feira, 5 de julho de 2012

Seremos os vilões

Este não é o melhor momento para fazer um post com este conteúdo. Entretanto, diante dos fatos acontecidos nas últimas horas/dias, não posso deixar este assunto passar em branco, mesmo sabendo que o Palmeiras fará, hoje, seu jogo mais importante da última década.

Nesta edição da Copa Libertadores da América, ficou claro que a Rede Globo tem um queridinho: O SCCP, que tomou o lugar do Flamengo. Ontem eles finalmemnte foram campeões, mas já houve todo um auê promovido ao redor da campanha da gambazada desde o início da disputa. Na realidade em todas as Libertadores que eles disputaram nos últimos anos foi assim. A única diferença é que em 1999 e 2000 conseguimos colocar um Santo no caminho deles, o que postergou por mais de uma década o que estamos vivenciando hoje.

Não é necessária muita perspicácia pra sacar que a cobertura dada pela Globo e pela imprensa paulista em geral para este título do SCCP só é comparável ao que é feito pela própria Globo em relação à Seleção da CBF em tempos de Copa do mundo. Com direito inclusive a frases como "o SCCP representa o Brasil, portanto todos os brasileiros deveriam estar junto com ele" entre outras. Lastimável. Pergunte a qualquer gambá para quem ele torcerá no jogo de hoje.

Em 1999 o Palmeiras não teve esta cobertura (ou teve, até eliminar os gambás), em 2005 a bixarada não teve, e em 2011 nossos fregueses da Baixada Santista tampouco. Não existe imparcialidade. Não há sequer a pretensão de ser imparcial. A Globo vestiu a camisa do SCCP de verdade. Como bem frisou o Maluco em seu post anterior, foi link do Anhembi, do Pacaembu, aparição no Fantástico, na Ana Maria Braga, na Fátima Bernardes... só faltou aparecer na Sessão da Tarde.

E isto não é de hoje. Desde 2009, o ano em que o Ronaldo Gordo, pupilo da Nike, da Globo e da CBF chegou à Gambazada, durante a gestão de Andrés Sanchez, este processo começou, e agora estamos em seu ápice.

O colega Barneschi tem ótimos posts sobre isto, como este, este ou este. Ele é muito mais eficiente do que eu para dilapidar a fundo este processo. O fato é que agora o "gambazismo" da Globo veio pra ficar, e a emissora conta com a ajuda da CBF, da Nike, do Gordo, do Kassab, do Governo Federal além de outros. Eles estão articulados. Estão extremamente poderosos nos batidores. É o bem (SCCP) de um lado contra o mal (Palmeiras, ou quem quer que se oponha). Ontem foi só o começo. De agora em diante os gambás receberão o tratamento de mocinhos para onde forem, e seus rivais serão tratados ou com indiferença ou com ódio, a começar por hoje, que é dia de jogo da final de um campeonato cujos direitos pertencem à Globo, e que ela própria dispensou a transmissão. Aos amigos tudo (links do Anhembi, do Pacaembu, matérias especiais no Fantástico, do Globo Esporte, na Ana Maria Braga), aos inimigos a lei (jogo em Barueri numa 5ªfeira, com horário adaptado para a novela da Globo, mas sem a transmissão da Globo). De agora em diante vai ser assim. Pode ir se acostumando.

O script está traçado. Não se sabe quanto tempo ele vai perdurar. Isto pode durar por anos, ou até décadas. Só sei que será árduo para nós, os antagonistas da história. O Palmeiras tem que se mexer, ou então até mesmo o papel de antagonista (ou o vilão da história) lhe poderá ser negligenciado. É nossa vez de nos mexer para não perdermos o trem da história. E o primeiro vagão passa hoje, mais precisamente na Estação Jardim Belval da CPTM.

O Animal

2 comentários:

  1. Por isso que eu digo: a globo ignora o palmeirense? Então o palmeirense tem a obrigação de também ignorá-la em toda sua programação!! Principalmente aquela relacionada à cobertura esportiva!

    ResponderExcluir
  2. meus amigos, se não nos unirmos, vamos ser fritados pela globo,
    veja quantos titulos roubados o flamengo e o corinthias tem?
    é a coisa mais escrota do mundo, e o povo aceita,
    ou os outros clubes se juntam e fazem um boicote contra esta sacanagem,
    ou esquecemos esta merda de cartas marcadas.
    e vamos pescar.
    agora são paulo esta vendo o que fizeram no rio de janeiro, veja taça das bolinhas e tudo mais.
    se preparem, pois um time merda como este dos gambás, passa a ser o maior time do mundo,
    é covardia o que fazem com o povo.

    ResponderExcluir