terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mustafá fala sobre a Manifestação das Diretas 24/10

A torcida não-organizada do Palmeiras finalmente se manifestou. E não precisou bater em ninguém (muito embora houvesse muita vontade, inclusive por parte deste que escreve), não chutou o carro de ninguém, nem nada disso. Foi uma manifestação democrática na mais pura acepção do termo: pacífica e com intensa defesa de valores. E se fez ouvir:



Hoje mesmo já há notícias de que Mustafá sentiu a ação da torcida. Graças à ação da torcida e dos conselheiros-torcedores, Mustafá não pôde nos enfiar goela abaixo o Conselho Gestor de Futebol na S.E. Palmeiras. As eleições diretas terão que ser votadas em algum momento, e em separado do Conselho Gestor do Mumu. Mustafá agora se vê mais distante do poder no Palmeiras. Em matéria do Lance, é possível ler as frases da entrevista de Contursi ao jornaleco. As coloquei aqui no Arrancada1942 em itálico. O Arrancada1942 produziu um comentário para cada uma das passagens de Mustafá.

Mustafá: "É um assunto para debate (as eleições diretas), uma mudança radical de administração. Nesse momento, tem um objetivo político, não democrático. Aqueles que estiveram (no poder) endividaram o clube em R$ 160 milhões, prometeram trazer R$ 100 milhões. Nada disso aconteceu."

Comentário Arr1942:
- Sobre Belluzzo, Mustafá só não disse que a dívida contraída em 2009 foi a dívida que formou o melhor time do Palmeiras nos últimos 10 anos, e que não foi campeão brasileiro daquele ano justamente por causa da estrutura de poder que o próprio Mustafá produziu dentro do clube.
- Como uma manifestação por eleições diretas, contra conselheiros vitalícios, por mais representatividade dos associados dentro do clube pode não ser democrática?!

Mustafá: "Estão fazendo o mesmo tipo de campanha, com trio elétrico, agressões, intimidações, ofensas. É uma grande manifestação, com publicitários, formadores de opinião, assessores, para retomarem o poder por essa demagogia, junto ao associado."

Comentário  Arr1942 :
-Trio elétrico e ofensas sim. Muitas ofensas, aliás. Menos, porém, do que seria justo para ele e sua corja.
-Intimidações e agressões é o que todos querem fazer com o Mustafá, mas isso aconteceu ontem? Não! Se acontecesse, já havia uns 20 policiais para dar borrachadas nos manifestantes até cansarem de bater. Agressões, só as verbais.
- É engraçado ele falar que queiramos "retomar" o poder. Só se pode retomar o poder se em algum dia já se teve este poder. Nós nunca tivemos o poder, portanto não podemos retomá-lo. No máximo, podemos tomá-lo. Não mais que isso.
- O direito de escolher nosso próprio presidente não é uma demagogia.

Mustafá: "Foi um estudo feito de uma terceira via entre os que defendem o clube-empresa. Sou contrário, a coletividade perde o controle sobre o clube. Não é o presidente, toda a coletividade. Se transforma numa empresa e vai mudando de dono. Temos vários exemplos pelo mundo todos, alguns de sucesso outros de fracasso. Esse sistema que os presidentes nos últimos mandatos assumiram de um presidencialismo absoluto, como se fosse uma monarquia, isso já não funciona mais. Essa proposta a ser debatida, com muitas alterações que podem ser feitas, leva a uma terceira via que é um meio termo entre administração empresarial com controle externo, que no caso seria o conselho deliberativo e o próprio associado."

Comentário  Arr1942 : Não entendi direito o que ele quis dizer com isso. Deixo, portanto, perguntas:

 1 - Desde quando o direito de voto direto ao sócio do clube transforma o clube, ou o futebol do clube, ou o raio que o parta do clube em clube empresa?


2 - O voto direto tira o clube da coletividade?
Na minha opinião, o voto direto devolve (e não retira) o clube à comunidade.

3 - O que mais se aproxima de uma monarquia: um conselho vitalício, ou um presidente eleito por voto direto, que será trocado a cada 2 anos?

4 - Pelo amor de Deus: o que o voto direto tem a ver com o clube-empresa?!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mustafá sentiu o golpe, amigos. Não pensem que ele assistirá a isso passivamente. Os próximos capítulos virão em breve.

A guerra começou.

O Animal



Nenhum comentário:

Postar um comentário