sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pacaembu x Canindé

O companheiro Barneschi publicou um texto em que critica fortemente a opção do Palmeiras, por meio de sua diretoria, em atuar no Canindé.

Primeiramente, gostaria de dizer que o autor deste post de linhagem "pró-Pacaembu" é um grande torcedor palmeirense, que acompanho já há uns 03 anos por meio de seu blog o http://forzapalestra.blogspot.com, e que tenho grande admiração. Me dou ao direito, entretanto, de discordar da posição dele.

Mesmo sabendo que o Pacaembu é um estádio onde o Palmeiras tem longa tradição (foi lá onde aconteceu o capítulo da História que serve de batismo para este blog, aliás), acredito que o Canindé não deveria ser preterido por nossa diretoria. Pelo menos não para o tipo de jogo que temos optado por mandar lá até agora.

Primeiramente, o argumento de que a capacidade do Pacaembu é maior que a do Canindé é irrefutável. Mas o público de ontem, por exemplo, foi de 9450 pagantes. Contra o Avaí foi de 12 mil e poucos, e conta o Atlético-PR foi 10 mil e poucos. Até onde eu saiba, ninguém ficou de fora por falta de ingressos. Não há diferença entre eles neste aspecto, portanto.

Em segundo lugar, o Pacaembu joga o torcedor de Arquibancada para atrás do gol. Ou para o Tobogã, que é tão ruim quanto, ou pior. Já no Canindé, o torcedor de Arquibancada ainda tem acesso a quase todos os pontos do estádio, pode assistir à peleja praticamente de onde quiser, e fica muito, mas muito perto do campo, que nem era no Palestra Itália antes de fazerem o Setor Visa. E não há diferença no preço do ingresso. Ponto para o Canindé.

Em terceiro lugar, a localização: o Pacaembu fica na Zona Oeste, e o Canindé na Zona Norte. A distância do Pacaembu para o Metrô Clínicas e a do Canindé para o Metrô Armênia ou Tietê é praticamente a mesma. O primeiro facilita a vida de quem vem da Zona Oeste e da Zona Sul, enquanto o segundo é de fácil acesso para que vem da Zona Leste, da Zona Norte e de Guarulhos . Em minha análise, empatam neste ponto.

O quarto e último ponto que gostaria de frisar é nossa campanha por lá neste ano. São sete vitórias em 7 jogos. 09 de nossos 14 pontos foram conquistados por lá. "Ah, mas os adversários eram muito fracos!" Pois é, mas ano passado perdemos de 3x0 do mesno CAG no Pacaembu em plena comemoração do nosso aniversário. O vídeo deste jogo é este:



Não sou supersticioso, mas concordo que em time que ganha não se mexe. E em estádio em que se ganha também não se mexe. Minha opinião. Opinião que, aliás, não se estende a jogos como nossos próximos dois como mandantes, contra Santos e Flamengo. Aí o Canindé vai ficar pequeno pra nós. Nestes casos não podemos jogar em outro lugar que não o Pacaembu.

Em jogos de pouco público, acredito que o melhor estádio é, de longe, o Canindé. E esta não é uma opção pela economia, mas pela acomodação que este estádio permite ao torcedor.

O Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário