História.
As pessoas dão menos valor a isso do que deveriam, na minha opinião. Não que eu, em toda a minha vida até aqui não tenha cometido meus deslizes, longe disso (cometi muitos, e o torcedor se lembra disso). Mas quando grandes instituições se pronunciam publicamente a seu próprio respeito deveriam prestar mais atenção nisso.
E o Palmeiras é um time com História, uma História muito honrada, a propósito.
O exemplo máximo desta História é o Palestra Itália, a nossa casa. Foi comprada em 1920 da Companhia Antartica com o DINHEIRO DO CLUBE. Não houve doação de terreno. Não houve bolsa-estádio. E foi há quase 100 anos atrás.
Assim começou nossa trajetória.
Em 1942 tentaram, juntamente com a ditadura, tomá-lo de nós à força.  
Não conseguiram.  
Fizeram propaganda de que éramos os inimigos do Brasil. A resposta veio em campo, e na bola.
Entramos no Pacaembu empunhando a bandeira brasileira.
Justamente numa final de campeonato paulista, e justamente contra o time que, semanas antes, tentara tirar de nós o que era nosso.  
Resultado: Palestra Itália / Palmeiras 3X1 SPFC. Fora o baile. Fora o ovacionamento da torcida que queriam ver nos apedrejando. E fora a fuga. Isso mesmo, FUGA. F U G A ! ! ! ! Nossos adversários sequer permaneceram em campo para encerrarem aquela partida com a devida dignidade. Fugiram do Palestra!!!! Naquele dia o Palestra Itália virou Palmeiras.
É este o episódio que serve de batismo para este blog.
Para que os palmeirenses nunca se esqueçam de sua História. A arrancada de 1942 conta muito do que somos. Do que sou.
Voltarei em breve.
Edmundo, o Animal
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário