quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Valor da oferta por Alex pode ser um erro estratégico

Em qualquer negociação há uma máxima de que jamais se deve apresentar logo de cara todas as cartas que se possui. Começa-se com um lance bom, porém distante do teto a que se está disposto a pagar, sabendo-se que haverá sempre uma pedida maior, ou que concorrentes tentarão furar o negócio ofertando mais.

Pois bem. Segundo a coluna “De Prima” do Lance!, o Palmeiras já preparou para Alex uma oferta salarial de 600 mil reais, mais luvas de 4 milhões de reais. Não foram dados outros detalhes, mas sabia-se que seriam oferecidos também participações em lucros com marketing, entre outras estratégias para contar com o craque até 2014, ano do centenário.

600 mil reais é um valor altíssimo, mas digno do que Alex joga. Será importantíssima sua presença em campo no ano que vem, dando enorme qualidade e regularidade no meio, coisa que hoje não temos. Independentemente de jogarmos a série A ou B, temos uma Libertadores, e não importa o cenário, temos que pensar em entrar para sermos campeões.

Entretanto, 600 mil é um valor tão alto que deveria ser considerado quase o limite para negociação com o jogador. Se não for, podemos ter um enorme rombo na folha salarial, daqueles que só o Flamengo sabe como é. E além de tudo, sabe-se bem como este tipo de discrepância salarial em elenco causa rachas e pedidas salarias mais altas por qualquer atleta que marque um golzinho a mais no final de semana. Não se pode pagar a um jogador apenas no elenco um salário tão alto, o resto tem que vir junto.

Penso que a proposta, a ser feita dia 18 de outubro, quando Alex chegará ao Brasil, é um erro estratégico na negociação. Se fosse outro jogador então, inviabilizaria o negócio, pois o atleta pediria ainda mais, como sempre. Sendo Alex, um jogador extremamente ético, não deve fazer isso, tendo consciência de que de fato se trata de uma oferta altíssima para os padrões do futebol nacional. Porém, sabe-se também que têm interesse em contratar o jogador Cruzeiro, Grêmio, Santos, e correndo muito por fora sem ter gato para puxar pelo rabo, o Coritiba. Qualquer um desses (o último na certeza de ser um blefe) podem, numa tática suicida, fazer uma oferta maior. Se fizerem isso, ou perderemos imediatamente o negócio sem sequer termos fôlego para fazer proposta e contraproposta, ou pagaremos um valor surreal.

Na honestidade, vontade de voltar e transparência de Alex eu confio, mas vamos torcer para que a entrada do Palmeiras com os dois pés no peito seja suficiente para assustar a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário