A palavra "vaquinha" é um eufemismo, que oculta uma ferramenta que representa fielmente a incompetência desta diretoria em viabilizar recursos para o que quer que seja. Acharia justificável tal "ação de marketing" (se é que assim pode-se chamar esta manobra) em apenas duas situações:
1) se ao invés do torcedor DAR seu dinheiro, como se faz com o dízimo da Igreja, este tivesse uma participação nos ganhos com uma futura venda do jogador (o que seria o mínimo a se esperar), ou se houvesse algo em troca. Uma camisa especial, ou mesmo um uniforme de treino, qualquer coisa que não caracterizasse esta ação como um pedido de doações;
2) se estivéssemos falando da contratação de um jogador que valorizaria a imagem do clube, servindo como atrativo para investimentos, que trouxesse os olhos da imprensa mundial para o Palmeiras, etc. Isto só ocorreria no caso de alguns poucos jogadores: Messi, Cristiano Ronaldo, Rooney, e um ou outro mais.
Obviamente não é este o cenário. Estamos falando de um jogador que na realidade ainda nem mostrou exatamente qual é seu valor. Se destacou num time do Santos que era muito forte como um todo, mas no Werder Bremen é tido como a segunda maior decepção das contratações de brasileiros já feitas na história do clube. A única contratação que dizem ter sido mais frustrante, foi a de Carlos Alberto.
É por um jogador destes que a Sociedade Esportiva Palmeiras está lançando "campanha de marketing", a fim de gastar 21 milhões de reais no negócio, e ainda querendo que o torcedor arque com tamanha incompetência?
Para piorar a situação, se o jogador vier (e deve mesmo vir, a não ser que a gestão Tirone queira ser pelo segundo ano consecutivo a piada do ano no meio futebolístico), vai ter que jogar muita, mas muita bola. Porque quem pagou, não vai aceitar que aconteça o que está acontecendo com Valdívia. Mais que isso, o próprio jogador chega com status de estrela, pressionado, e se não justificar isto - ou seja, se fizer o mesmo que fez no Werder Bremen - pode acabar se tornando estopim de crises, no primeiro tropeço que acontecer.
Torcedor palmeirense, não banque este atestado de incompetência da diretoria que você nunca escolheria para o seu time do coração. Banque as Diretas Já, esta sim, uma forma de você ajudar a SEP.
O Maluco.
Em tempo, para quem quiser entender melhor para que serve a "vaquinha", vale a pena ler este artigo do Verdazzo. A doação não compra o jogador, apenas amortiza os juros da dívida do empréstimo bancário que já teria sido viabilizado. Vale a pena pagar esta dívida pela gestão Tirone?
Nenhum comentário:
Postar um comentário