Me lembro como se fosse ontem quando anunciaram que o Palmeiras finalmente teria uma assessoria de imprensa profissional. Pensei comigo mesmo que este seria o prenúncio de um início de profissionalização de toda a gestão do clube, em uma época em que só se via um ou outro clube começando a ganhar mais dinheiro com o lançamento de produtos diferenciados com a marca do time, e algumas campanhas acanhadas no próprio site e nos jogos.
Alguns anos depois, eu já estava extremamente decepcionado, vendo que no Palmeiras a coisa parou apenas na assessoria de imprensa, enquanto em diversos clubes como Internacional, Corinthians, São Paulo e hoje em dia o Santos, já são captados milhões com o lançamento de produtos diversos, promoções bem interessantes para o torcedor, e no caso do Internacional, um programa para o sócio-torcedor que vejo como exemplar, até mesmo quando comparado com o de clubes europeus de gestão extremamente competente.
Neste meio tempo, não só ficamos sem nunca montar uma gestão de marketing com projetos de algum impacto, como ainda destruímos o pouco que tínhamos feito no caminho para a profissionalização de nosso futebol. A demissão da assessoria de imprensa, bem como de Sérgio do Prado, derrubam alguns pilares da administração do clube e do futebol, que trarão com toda certeza malefícios para o funcionamento cotidiano do time. Sérgio do Prado era responsável, por exemplo, por elaborar e entregar à comissão técnica estatísticas da equipe, a variação de desempenho em cada partida, etc. Quem fará isso agora? César Sampaio em sua entrevista já deixou subentendido que não foi contratado para fazer isso, mas pode acabar tendo que descascar o abacaxi.
E na parte da comunicação, qualquer um que já tenha tentado gerir um site por conta própria sabe da dificuldade que é conseguir mantê-lo atualizado e com bom conteúdo. Agora imagine conseguir fazer isto a respeito de uma instituição com mais de 15 milhões de pessoas interessadas diretamente? É, parece que isto está longe de ser possível para amadores. Talvez chegue a ser cômico continuar acompanhando o site oficial após a saída da assessoria. Creio que o amadorismo ficará escancarado.
É realmente triste admitir que o Palmeiras hoje tem a gestão mais pífia da série A do futebol brasileiro, capaz de desmanchar o pouco do que estava certo lá dentro, sem nem conseguir justificar publicamente por quê. É realmente doloroso ver nesta janela de transferência alguns jogadores fazerem aquilo que já se esperava que em algum momento começaria a ocorrer: dizerem não para uma proposta salarial do Palmeiras superior às outras que recebeu, por temerem não conseguir jogar seu futebol devido à bagunça que é o clube. E isto não acontece sem motivos. É algo que de fato vem ocorrendo sistematicamente todos os anos da última década. São puxadas de tapete, demissões inexplicáveis, e tantas outras coisas que hoje fazem com que o Palmeiras seja um clube mal visto pelos jogadores, mesmo com toda sua história, todo o dinheiro que poderiam ganhar, e podendo ser aclamados por uma torcida apaixonada. Ainda assim, criou-se um "custo Palmeiras", semelhante ao chamado "custo Brasil", e na balança dos atletas, tudo isso já não equilibra as coisas.
E mesmo vendo isto acontecendo, Tirone dá mais este tiro no pé...
Tem coisas que o dinheiro não compra, e nesta janela de transferência, esta diretoria corre o risco de começar a perceber isto da forma mais dolorosa possível.
O Maluco.
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